Quantos antepassados você já teve?

O implexo é o termo usado em Genealogia para designar a relação entre o número real e o número teórico de antepassados de uma pessoa.
Cada pessoa tem 4 avós, 8 bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós, e assim sucessivamente, sendo o número de antepassados multiplicado por 2 em cada geração que se recua. Se considerarmos em média 30 anos por cada geração, uma pessoa nascida na segunda metade do século XX teria 64 quintos-avôs nascidos nos finais do século XVIII e 33.554.432 antepassados nascidos no início do século XIII. Significa que, matematicamente, teríamos 2.147.483.648 antepassados nascidos no início do século XI, quando na realidade a população mundial só atingiu esse número já no século XX.
Dada a impossibilidade de uma pessoa descender de tantos antepassados diferentes, a teoria do implexo dos ascendentes sustenta que cada pessoa descende várias vezes do mesmo antepassado por linhas diferentes.
Na prática, é comum, ao recuar algumas gerações numa genealogia, encontrar antepassados que aparecem repetidas vezes em diferentes lugares da árvore de costados. Isto acontece pela inexorabilidade da teoria do implexo dos ascendentes, que demonstra serem inevitáveis os casamentos entre parentes, o que resulta numa disparidade entre o número teórico de antepassados e o seu número real e possível.
Esta disparidade entre o número teórico (matemático) e o número real (histórico) de antepassados de um sujeito é o Implexo da ascendência.
Os casamentos entre pessoas aparentadas, além de inevitáveis, em meios pequenos e sociedades fechadas, eram freqüentes, pela tendência de casamentos na mesma área geográfica, meio social, atividade profissional, religião, etc. O mesmo acontecia com as famílias reais européias, todas elas aparentadas entre si.
O implexo é a relação entre estes dois números e a sua porcentagem permite verificar o grau de endogamia nas várias gerações.


Árvore de costados
Árvore de costados é a árvore genealógica que apresenta toda a genealogia ascendente (ascendências paterna e materna) de uma pessoa. Os pais formam dois costados da pessoa cuja genealogia se estuda, os avós 4 costados, os bisavós 8 costados, os trisavós 16 costados, e assim por diante. Pelo método Stradonitz, o indivíduo em quem se inicia a representação da árvore (“de cujus” ou “probandus”) tem o nº 1; os pais terão os números 2 e 3; os avós terão os números de 4 a 7, e assim por diante.
Você: nº 1
Pais: nº 2 - 3
Avós: nº 4 – 7
Bisavós: nº 8 - 15
Trisavós: nº 16 - 31
Tetravós: nº 32 - 63
5º avós: 64 - 127
6º avós: nº 128 - 255
7º avós: nº 256 - 511
8º avós: nº 512 -1023
e assim sucessivamente.
Você já deve ter ouvido a expressão: "é de quatro costados". Quatro costados são dois avôs paternos e dois avôs maternos. Significa que é de origem conhecida, é genuíno.
Topo da Página ↑